top of page

Pr. João Azevedo em entrevista.

Numa noite de garoa e silêncio, tivemos o prazer de entrevistar o Pr. João Azevedo, presidente da Comunidade Hermom, ou como é conhecido em sua “casa”, simplesmente Pr. João. Homem de afeição serena, voz mansa e timbre inconfundível, jeito interiorano herdado de Franca, a sua cidade natal. Dono de um amor inesgotável, e sentimentos aflorados, abriu o seu coração, o que nos rendeu um belo registro. Acompanhe e seja tomado por tal graça.

Pr. João Azevedo | Comunidade Hermom
Pr. João Azevedo | Comunidade Hermom

MídiaHermom: Quem é o Pr. João Azevedo?

Pastor João Azevedo: É muito difícil, nós falarmos de nós mesmos não é? …por que, é complicado… difícil… Quem é o pastor João Azevedo?…((lágrimas)), acho que é uma pessoa que ama, que nasceu pra amar, Deus foi muito misericordioso comigo... ai, ai, ai, tinha tudo para dar errado, uma pessoa que nasceu lá na roça, tinha dificuldade para estudar, perdeu o pai muito cedo. A coisa boa que aconteceu foi eu ter aberto o coração para Deus entrar muito cedo, eu tinha 9 anos de idade e se eu pudesse voltar atrás eu faria tudo de novo, por quê conhecer Jesus é muito bom. Mas, ser conhecido por Ele é muito melhor, ser amado por Ele, sabe essas coisas… É muito melhor.

Somos tão imperfeitos, cheios de falhas, mas Ele decidiu nos amar.

Então é isso, Pastor João é um homem de bem com a vida, graças a Deus, no meu coração não tem lugar para mágoa, tristeza, essas coisas não fazem parte da minha vida, amo o meu Deus, por que Ele me amou primeiro. Graças a Deus que eu sou aquilo que eu sou, como diz o apóstolo Paulo: “eu não seria outra coisa”. É isso.


MídiaHermom: Como e quando o senhor percebeu que tinha um chamado pastoral?

Pastor João Azevedo: Quando eu percebi que eu tinha um chamado pastoral? Eu tive consciência tinha 14 para 15 anos, já estava em São Paulo, frequentando a igreja O Brasil para Cristo onde o pastor era o missionário Manoel de Melo, sabe aquelas pessoas que nasceram para comandar? …ele não tinha estudo, nasceu para ser comandante, e era exigente, pra receber um elogio dele você tinha que subir o Pico do Jaraguá umas 10 vezes com saco de pedras nas costas, ele não amaciava. Mas, vendo ele pregar com tanto entusiasmo, tanta inspiração, aquilo foi me contaminando e com 15 anos comecei a ter oportunidade com os jovens, 15 anos… E hoje eu tô com 62, então você já imaginou a minha jornada, cheguei até aqui porque Deus teve misericórdia, ser um pastor é um privilégio tão grande, não dá pra você classificar, não dá sabe, as pessoas te veem como exemplo, muitos querem ser você, poxa vida, aí, aí, aí, aí. Na verdade, se convivessem comigo uma semana, morando na mesma casa, a última coisa que alguém queria ser seria o pastor João Azevedo, ((riso)). Pra você ver como Deus foi misericordioso né, é isso, percebi que tinha um chamado, lutei, na igreja O Brasil para Cristo eu fui consagrado a evangelista, depois presbítero e depois pastor, em 1° de janeiro de 1981, foi o maior sonho da minha vida, ser um pastor, que privilégio, meu Deus, lutei a vida inteira por isso e quando esse dia chegou, meu Deus! Eh! Deus é misericordioso, pode acreditar.


MídiaHermom: Resumidamente, como foi a sua trajetória até isso se consolidar?

Pastor João Azevedo: A minha trajetória já respondi na pergunta anterior, ((risos)), não foi fácil companheiro, eu te digo que não foi fácil, foi muito complicado, ((risos)), mas, valeu a pena o esforço e sacrifício, sou um privilegiado. A trajetória é essa… então a resposta está na questão anterior.


MídiaHermom: Como o senhor lida para organizar o seu tempo entre tantas responsabilidades (família, trabalho, ministério, tempo com Deus), fazendo cada uma delas com tamanha eficiência?

Pastor João Azevedo: Esse negócio do tempo é a gente que faz, você só tem que saber que tudo têm um tempo, você não pode atropelar né, tem a hora de orar, a hora de ler a Bíblia, tem hora de ir para o trabalho, fazem 26 anos que eu trabalho na receita, amo o que faço. Meu tempo é assim… 6h da manhã já estou de pé, -não quer dizer que eu acordo às 6h né filho? - ...,na verdade eu acordo bem antes né, e fico lá, esperando para levantar, acho que acordar mais cedo o tempo rende mais né, dá pra fazer mais coisas, ((risos)), o tempo é uma coisa maravilhosa, o tempo é uma coisa que tem que ser vivida, com intensidade, se você ama o seu tempo você pede para Deus por sabedoria para executar esse tempo, pra fazer assim tudo dentro dos conformes, para não desgastar demais numa das horas. Sem contar que eu tenho um privilégio assim, que vou te contar… Aqueles pastores que tem lá na igreja, uma equipe de primeira grandeza né. Eles facilitam o meu trabalho e o Pastor Gustavo é nota 10 nisso, ele carrega o piano, eu levo a fama, ((risos)). Ele faz o mais difícil, mas, Deus não poderia ter sido mais generoso comigo, preparou as pessoas certas, tem uma equipe ali que eu vou te contar… Misericórdia, eu tenho prazer de ficar sentado lá ouvindo eles pregarem o tempo que for preciso, são inspirados pelo Espírito Santo, inteligentes, amam a palavra de Deus, Nossa! Olha… então é isso, e não é só os pastores né, não quero ser ingrato né, ali nós temos várias equipes, professores, pessoal das mídias, olha, nossa igreja funciona como um reloginho que é controlado pelo Espírito Santo, então fala sério né, quem tem uma equipe dessas não se preocupa com o tempo não, ((riso)). Essa turma é muito boa, essa turma é muito boa, escreve aí o que eu estou te falando, e eu sei o que estou falando. Mas é isso.


MídiaHermom: Hoje, quais são os problemas mais comuns entre os membros da Comunidade Hermom? (se podemos dizer isso).

Pastor João Azevedo: Problemas mais comuns com os membros da igreja? Essa pergunta é difícil né companheiro, assim você me joga na parede né, eu diria assim que em todas as áreas têm um probleminha lá pra tratar, relacionamento dos pais com os filhos, os maridos com as esposas, mas nessas áreas temos cursos específicos, onde cada turma que participa já melhora, faz parte, na caminhada vai ter problema o tempo todo, porque também se só tiver Santo hein, Jesus vai voltar e levar nossa igreja antes do tempo né, mas eu diria que os membros da Hermom são inteligentes, não vejo pessoas arrogantemente, rebeldes. Quando você chama para conversar eles compreendem o que você tá querendo dizer, porque você tá preocupado com eles. Eu diria assim que o nível é bom, o nível de entendimento é bom, pessoas Inteligentes é mais fácil você lidar né, não tem que falar muito para pessoa entender, não tem que ficar dando voltinha pra chegar, senta comigo eu falo: "Filho já vou direto ao assunto", não precisa preparar sabe, não, e tal, não, filho é isso, filha é isso. "Você entendeu?" E desse jeito Deus tem nos abençoado, até porque eu te falei que tem uma equipe que ajuda, os pastores da nossa igreja tem condições de conversar com qualquer pessoa da igreja e pode conversar. Porque eu jogo e deixo os outros jogadores jogarem também, não vou ficar atrapalhando não né, assim... fazendo cobrança, não rapaz, essa turma já não é mais criança pra você ficar querendo controlar, então é isso, eu acho assim que nosso grupo de pastores, raríssimas foram às vezes que eu chamei um deles para conversar, coisa boba tá, rapaz, isso nem deve mencionar porque não dão trabalho, são umas bençãos nas mãos de Deus.


MídiaHermom: Como a igreja pode ajudar na solução destes?

Pastor João Azevedo: Como a igreja pode ajudar na solução? Atuando, caminhando perto, esse negócio de pastor ficar 500 quilômetros de distância do membro né, não dá, função do pastor é caminhar junto, por isso que ele usa o cajado e a vara, o cajado é para trazer de volta se a ovelha tiver tentando sair do caminho e a vara é usada pra dar uma “esquentada” no lombo também, quando precisa, então é isso, porque a Bíblia diz: “Deus açoita o filho que ama” né, como eles estão ali e eu sou o representante de Deus, às vezes tem que açoitar né, aí tem que dar umas… pegar um pouco mais duro né, mas nada de extraordinário, porque o segredo é ficar junto, se acontecer um problema também tá perto né, ali do lado, a ovelha entra na igreja olha ao lado, vê o Pastor João, vê os outros pastores, porque não é nada de extraordinário, o segredo é ficar junto né, imaginou? "faltou água lá no deserto cadê o pastor?" Vixi não sei, chegar lá e todos estão morrendo de sede, olha assustado e pergunta: “o que tá acontecendo aqui?” Acabou a água e faz tempo. Se o pastor estivesse lá, teria faltado água certamente, mas, daria um jeito de resolver, ficar junto, caminhar ao lado e esse é o segredo da vitória.


MídiaHermom: Qual momento vivemos hoje como a igreja de Cristo?

Pastor João Azevedo: Rapaz! Pergunta difícil. Eu sempre faço uma brincadeira, que as igrejas representam os quartéis, eu falo que nós estamos em quartéis diferentes, mas o comandante é o mesmo, mas, cada um tem a sua maneira de pensar né, eu tenho por ética não comentar nada sobre esse ou aquele ministério, porque na minha opinião todos tem seu valor. Você não pode criticar um ministério só porque talvez ele esteja fazendo algo que você não gosta, não pode, porque o quartel é diferente, mas o comandante é o mesmo, o importante é caminhar na direção do céu, nada pode atrapalhar essa caminhada, por quê têm o céu né, então fazer o melhor.

Eu tenho assim também uma maneira muito prática de conduzir a igreja, ((lágrimas)), por quê… (tá difícil, tá difícil companheiro), ((lágrimas)), quando eu tô falando para igreja, na igreja, eu imagino eu sendo a igreja. Eu sempre me pergunto: "que tipo de igreja eu quero?" Que tipo de pastor que eu quero? Para mim eu acho que é bom, também para os outros, e ninguém contestou isso até agora, eu acho que funciona, funcionou até aqui, então aquilo que eu não quero para os outros não quero para mim, porque a pessoa sai de casa vai para igreja, frequenta a igreja, ajuda, entrega dízimo e oferta, tudo na confiança, e a pessoa sabe que pode confiar, ela sabe que esta numa igreja séria, e que a igreja tem que melhorar o tempo todo, a nossa igreja melhorou muito, no visual, nível dos pastores, nível das pessoas, melhorou tudo né, então eu diria assim, que nunca vai acontecer de a igreja viver um momento bom, e nem é bom isso, igreja viver um momento bom, eita! Eu tenho uma frase que eu gosto muito, que…((lágrimas)), “mar calmo, não produz bons marinheiros”. Então meu filho, é no meio dessa muvuca espiritual que o Espírito Santo vai agir. E é isso. O mar de ondas agitadas… ((riso)), ai meu Deus do céu, a igreja nunca vai ser deixada à vontade, isso nunca vai acontecer, e é bom que não aconteça, porque só assim você vai saber diferenciar o justo do injusto, o ímpio do servo de Deus, essas diferenças a gente tem que perceber assim a olho nu, mas, é isso, o momento da Igreja de Cristo sempre foi o melhor e o pior ao mesmo tempo ((risos)), ai meu Deus do céu, o melhor momento é que a igreja sempre é vencedora, e o pior é que o diabo não deixa a gente em paz, então filho é assim, e glória a Deus também né.


MídiaHermom: Como Comunidade Hermom se encaixa nesse cenário?

Pastor João Azevedo: A Comunidade Hermom se encaixa nesse cenário, a medida que ela tem uma identidade própria, você não vai espalhar, mas quando eu pensei numa igreja eu fui ver o que as igrejas tinham de bom né, fui na Quadrangular, aliás, eu fui da quadrangular então tinham umas coisas que eu gostava de lá, depois eu fui para o Brasil para Cristo e teve as coisas que eu gostava lá, então eu peguei as coisas boas e mandei vê meu filho, Deus concordou com plano, colocou a mão para abençoar, então o cenário a gente se encaixa, sempre vai se encaixar, não quero que as pessoas da Hermom sejam vistas como pessoas de outro mundo, não, nós somos normais, pessoas que vestem normais, nossa igreja é tranquila, pelo amor de Deus, as pessoas são livres, o pastor não fica pegando no pé de ninguém para servir a Deus, então a gente se encaixa bem nesse cenário aí, mas, é uma gotinha no oceano né, colocar nossa igreja perto das grandes igrejas que existem há muitos anos, não, é uma gotinha no oceano, mas é uma gotinha que precisa ser respeitada, porque, ((lágrimas)), é pequenininha, mas, faz barulho, ((lágrimas)), se ninguém nunca notar que nossa igreja existe ou existiu, lá no céu eu sei que Deus sabe que a gente existe e para mim isso é o mais importante, o que as pessoas pensam não é o importante, a igreja perfeita não existe, mas, a nossa tá ali, ninguém deu importância para Davi né, até que, surgiu o gigante, Deus sabe o que faz. É isso aí, você me pegou direitinho, vai com calma ai, eu sou humano “poxa”.


MídiaHermom: Qual futuro vê para nossa igreja?

Pastor João Azevedo: Uma igreja que tem o Espírito Santo, e que é o comandante da nossa igreja, ah! quero chegar longe, queremos chegar longe, e quartel onde o comandante é o Espírito Santo meu filho, tem que caminhar, não pode tropeçar nas próprias pernas, então eu vejo um futuro brilhante para nossa igreja. Já tem a segunda geração né, Pastor João já entrou para a terceira idade, os outros pastores já fazem parte da segunda geração, e a terceira já vem aí atrás meu filho, e essa garotada da nossa igreja, misericórdia, essa turma é boa, e tá ai, os futuros pastores da nossa igreja. Eu espero viver sim pra ver um desses garotos ser um pastor né, acho que vou ficar muito feliz, eu já sou hoje tá? Quanta gente maravilhosa tem na nossa igreja, usadas pelo Espírito Santo, graças à Deus, pessoas cheias de defeitos, porque pessoa perfeita não dá certo em lugar nenhum, porque os doentes precisam de médico, então a gente entra ali e o Espírito Santo sempre vai falar: “Você tem que mudar meu filho, melhora de vida, sua atitude não tá boa, tem que melhorar como pai, como marido, como esposa”, então Espírito Santo está sempre lembrando você que tem que melhorar e pode melhorar e eu acho que a gente melhora, acho que esse é o segredo.


MídiaHermom: Finalizando. Em breves palavras, qual mensagem quer deixar para a Família Hermom?

Pastor João Azevedo: Mensagem para Comunidade Hermom? Você tá ficando muito rebelde, (risos), essas suas perguntas foram muito inteligentes, me pegaram direitinho, foi difícil, mas eu tenho que responder até por questão de educação porque você foi tão simpático né, teve o trabalho de elaborar as perguntas,, me ajudar, mas as tuas perguntas, rapaz, se eu pudesse lá nos USA né, diria: “e o Oscar GO TO… é isso, acho que eu daria o Oscar pra você, colocou as perguntas tão inteligentes, tinham umas pegadinhas ali né, que você queria pegar o meu lado sentimental e pegou né, eu tenho que te dar os parabéns, ((risos)). Nossa igreja é uma beleza, gente bonita, inteligente, esforçada, colaboradora, nossa, eu acho assim que minha vida seria mais pobre se eu não conhecesse os membros da Hermom, porque, todos são muito parecidos né, todo mundo respeita todo mundo, lá não tem esse negócio de terceira idade, jovem, todo mundo está no mesmo barco, não tem o barco dos idosos, barco dos jovens, dos teens, não, tá todo mundo na mesma panela, então assim, a nossa igreja é algo especial, digna de ser amada, mas é isso.

Deus te abençoe querido, pela iniciativa, departamento de mídias é atuante, quer melhorar o tempo todo, me manda boleto toda semana (risos), não pensa que eu fico triste não hein, porque seu setor dá trabalho meu filho, mas cada vez que eu vejo lá um microfone, uma caixa que funciona, mesa de som, rapaz, isso mexe comigo, me toca demais, é bom, como diz o mineiro: “uai é bom demais da conta, sô”, mas muito obrigado pelo carinho, que Deus te abençoe, eu sei que você dedica muito tempo para aquilo que você faz, e a pergunta que você fez para mim, como é que eu coordeno meu tempo, devia fazer para você também, porque você tem uma vida doida né, só o setor de mídias aí ocupa muito tempo e tem que modernizar o tempo todo, tem que melhorar o tempo todo, e até agora nota 10 com louvor tá bom. Deus te abençoe querido ((lágrimas)), se eu me emocionei algumas vezes ((lágrimas)), é porque eu tenho uma história, e não foi fácil chegar aqui, não foi fácil, mas quando eu olho para trás eu vejo quanto Deus nos amou, quanto Ele nos amou. Uma história, e toda a história por menor que seja merece ser respeitada, porque Deus respeita todo mundo, engraçado né, as pessoas conseguem ser aquilo que Deus não é, ((risos)), interessante né, Deus é Amor e as pessoas querem ser Justiça, meu Deus do céu, ser humano, ser humano, amo o ser humano, acho que Deus fez tão bem feito, a imagem e semelhança de Dele, você já imaginou isso? Você é imagem e semelhança de Deus, ele nos fez parecidos com ele, fala sério companheiro, não faz isso comigo não, Deus abençoe. Abraço.

318 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page